A cerimônia da premiação Impact Awards aconteceu no dia 13 de agosto de 2013, durante a Conferência Anual da ASUG. Participam desta premiação grandes empresas, as quais merecem nosso agradecimento por colaborar com o sucesso do evento.
A seleção dos cases teve como base para escolha, a análise o processo implementado e o conjunto de melhorias obtidas com a ação.

Empresas com Cases Premiados

Impact 2013

Título do case Arquivo
Pearson Education - Redução de riscos, tempo e custos no upgrade SAP com Panaya Download
Hidrovias do Brasil - SAP na Nuvem, Inovação com redução de custos Download
Eldorado Brasil - Exaustão e imobilização Florestal Download
Brasil Kirin - Controle de Custos de Frete com SAP Standard Download
COMGÁS - Gerando qualidade e controle aos processos de atendimento ao cliente em um ambiente regulado Download
Mahle Metal Leva S/A - RVAE – Regras de Validação Adicional para Escrituração Download
Votorantim Industrial SA - Como o Grupo Votorantim (VID) estabeleceu um robusto e eficiente monitoramento dos seus controles internos em suas unidades industriais no Brasil e no exterior. Download

 REGULAMENTO PREMIAÇÃO IMPACT AWARDS 2013

A premiação será realizada no dia 13 de agosto, durante a 16ª Conferência Anual da ASUG

O Impact Awards é um prêmio tradicional na comunidade da ASUG Brasil. A premiação visa destacar os cases de maior sucesso dentro da associação e dar oportunidade às equipes de projeto de compartilhar suas experiências gerando também material para os eventos da ASUG.

O Comitê Organizador é composto por Diretores da ASUG Brasil e sua Secretaria Executiva, devendo apoiar todos aqueles que submeterem seus cases, dando suporte a Comissão Julgadora, interpretando e decidindo sobre quaisquer duvidas em relação ao regulamento.

Modelo Para Submissão dos Cases

Os itens apresentados abaixo devem ser entendidos como uma base para a elaboração do case e devem ser complementados com outros quando necessário de acordo com o julgamento da empresa.

É importante informá-los os critérios de avaliação utilizados. Procure ao descrever  seu case enfatizar os aspectos ligados a cada um dos critérios:

 

  • Alinhamento estratégico – O trabalho menciona os benefícios para a companhia ou departamento? É quantificável o benefício?

 

  • Escopo de utilização do produto – O trabalho explica a utilização dos módulos do SAP?
  • Melhores Práticas – Qual o escopo do produto SAP usado na implementação?
  • Melhoria do nível de serviço – O trabalho descreve como a implementação melhorou o nível de serviço dos clientes internos e/ou externos da companhia? (Houve um bom planejamento de treinamento dos usuários).
  • Originalidade – As funcionalidades dos produtos SAP foram utilizadas de acordo como foram concebidos ou foram utilizadas de maneira inusitada?
  • Inovação – As funcionalidades ou produtos são utilizados normalmente pelos outros clientes da SAP? E no Brasil?
  • ROI – O sistema menciona claramente o ROI?

Empresa:

Descreva a empresa de maneira sucinta, indicando sua área de atuação, porte, principais produtos e serviços, tempo de atuação no país, e outros itens que julgar relevantes. Além disso, apresente aspectos gerais de sua empresa que considere importantes para o caso apresentado (por exemplo, se for uma aplicação do SAP na área industrial, indique quantas plantas, principais tipos de tecnologia de produção empregada, etc.).

  • O SAP na Empresa:

Descreva os principais aspectos da utilização do SAP em sua empresa, tais como data de implantação, motivação do projeto de implantação inicial, versão atual, número de usuários, características da equipe de TI (tamanho, estrutura, etc.) e outros que julgar relevantes no caso de sua empresa. Apresente também aspectos gerais sobre o SAP em sua empresa que considere importantes para o caso apresentado (por exemplo, se, apresentar um novo módulo implementado, indique em que data foi implementado, quantos usuários o utilizam, etc.).

  • Descrição do Case: Necessidade de Negócio

Descreva as principais motivações que levaram à adoção da solução descrita no case. Procure apresentar o histórico da situação, a descrição do processo anterior e suas dificuldades, e, se houver, dados quantitativos sobre a situação anterior e a desejada (por exemplo, nível de retrabalho, tempos em processos, etc.). Nesse item, procure salientar como o projeto descrito surgiu a partir de uma real necessidade do negócio da empresa e como uma solução alinhada à estratégia empresarial.

  • Definição e Escolha:

Descreva os passos que levaram à proposição e à escolha da solução proposta. Indique de que maneira a ideia foi originada e desenvolvida, e se houve apoio ou não de parceiros no processo. Se houve um processo de seleção entre diversas alternativas, descreva o processo, indicando os critérios utilizados. Nesse item, procure distinguir os aspectos que tornam a solução original (por exemplo uso diferenciado de funções do SAP) ou inovadora (p. ex., pioneirismo no uso de determinado módulo ou função).

  • Descrição da Solução:

Nesse item, descreva a solução adotada, destacando os aspectos técnicos e de negócio necessários para o entendimento da solução. Procure em sua descrição privilegiar os aspectos do negócio (características propostas para o novo processo, destacando as principais diferenças em relação ao anterior, novas informações disponíveis, etc.).

 

  • Descrição do Projeto e Implantação:

Descreva como o projeto foi conduzido ( metodologia ), destacando os principais pontos de sua complexidade (tamanho do projeto, dificuldades técnicas, dificuldades de adaptação dos processos, etc.) e como foram contornados pela empresa. Indique aspectos como tamanho e composição da equipe, apoio de parceiros, e outros que julgar relevantes para a apresentação do case. Procure destacar os pontos que indicam a excelência e a utilização de melhores práticas no desenvolvimento e implantação do projeto.

  • Resultados:

Finalmente, descreva os resultados obtidos com o projeto, procurando apresentar dados qualitativos e quantitativos que demonstrem o sucesso da implementação da solução. Nessa descrição, procure apresentar os benefícios tangíveis e intangíveis buscados pela solução e obtidos (ROI) e também descreva a melhoria nos processos empresariais obtidos (melhorias no nível de serviço a clientes internos e/ou externos). Novamente, procure descrever como os resultados obtidos estão alinhados às estratégias de negócio da empresa.

 

Participantes

Podem participar as empresas associadas, que estiverem em dia com suas obrigações estatutárias para com a Associação, através da indicação de seus funcionários envolvidos no desenvolvimento e implantação do projeto.

Os cases poderão ser apresentados individualmente ou por uma equipe de colaboradores das empresas associadas, sendo permitida a apresentação de mais de um case por empresa associada.

Os cases devem apresentar benefícios que foram obtidos pelas empresas a partir da utilização de produtos da SAP.

Parceiros (empresas de consultoria) da SAP não poderão submeter cases, mesmo que sejam associados à ASUG Brasil. Quando estes parceiros tiverem efetivamente envolvidos na implementação do case, poderão, caso a empresa Cliente (dona do case) ache conveniente o parceiro implementador apoiar na elaboração do Relatório de Apresentação de seu cliente. Entretanto, por avaliação da Comissão Julgadora, qualquer evidência de excessiva participação dos consultores na preparação do material, poderá excluí-lo da premiação.

Na hipótese da Diretoria e Conselho Administrativo da ASUG apresentarem trabalhos em nome de suas Empresas e caso sejam escolhidos no processo de avaliação, os mesmos NÃO farão jus aos respectivos prêmios.


Instruções para envio dos cases (trabalhos)

O case deve ser submetido na forma de Relatório de no máximo 20 (vinte) páginas de texto contendo / descrevendo:

– Carta de apresentação deve ser assinada por um membro da direção da empresa (Presidente ou Diretor). Esta carta deverá autorizar a participação do case no concurso e a sua publicação no portal da ASUG Brasil (formato PDF) e Revista ASUG News, assim como também a participação da empresa na grade de palestras da 16ª Conferência Anual e divulgação da logomarca da empresa;

– As empresas de consultoria que participaram do projeto e seus respectivos diretores e/ou gerentes.

Esse Relatório pode referenciar até 6 gráficos, ilustrações ou tabelas anexas para facilitar sua compreensão.

Para padronizar e facilitar o manuseio pelos avaliadores todo o material deve ser produzido em 04 (quatro) vias, impresso em papel sulfite de tamanho A4 utilizando fonte Arial Normal com tamanho 12 e encadernado utilizando espiral. Todas as folhas devem ser numeradas no formato “xx de yy”.

Uma cópia eletrônica do trabalho deve ser enviada em meio magnético (CD), com identificação contendo o nome da empresa, do profissional responsável pela apresentação e o nome do arquivo, bem como o formato em que foi gravado.
Os quatro jogos do Relatório de Apresentação, mais o arquivo magnético, devem ser enviados para:

ASUG Brasil
A/C da Secretaria Executiva
Rua Azevedo Macedo, 20 – 7º andar –Vila Mariana
04013-060 – São Paulo – SP.

Caberá à Secretaria Executiva da ASUG Brasil a guarda destes materiais de maneira a garantir o sigilo de seu conteúdo, enviando cópias dos trabalhos APENAS para os profissionais que comporão a Comissão Julgadora. A Secretaria Executiva da ASUG Brasil está, portando, proibida de repassar os trabalhos apresentados para quaisquer outras pessoas, inclusive os Diretores da ASUG Brasil até a divulgação pública dos premiados.

Os trabalhos não selecionados para premiação poderão ser devolvidos às respectivas empresas sob solicitação à Secretaria Executiva da ASUG Brasil, até dezembro de 2013.

Critérios

Os critérios para análise dos cases são:

 

  • Benefício tangível ou não, percebido pela empresa depois da implementação do projeto. Serão levados em conta tanto benefícios quantitativos como qualitativos envolvendo processos de negócios e/ou administrativos de cada empresa.
  • O processo de definição, análise, projeto e implantação da solução.

 

  •  O escopo e as ideias não precisam ser originais, mas devem evidenciar características de excelência do seu desenvolvimento.

 

  •  O porte da empresa, o tamanho da equipe, a complexidade do problema e os benefícios obtidos.

Estas são as referências básicas para os jurados.
Não é necessário que todos os cases descrevam em detalhes todas suas fases. O jurado pode eleger um projeto baseado pela sua excelência em um determinado aspecto. A avaliação dos cases é comparativa.
Os cases inscritos devem tratar de projetos efetuados nos últimos dois (02) anos, ou seja, 2011 ou 2012.
É terminantemente proibida a cópia de textos acadêmicos ou comerciais. Quando necessárias e imprescindíveis tais inclusões devem receber os devidos créditos.

Deverão ser mínimas as referências técnicas aos aspectos funcionais do SAP R/3, tais como seus parâmetros, funções, comandos e etc. e com relação a sua infra- estrutura (servidores, redes e etc.). Cabe aos jurados analisar estes aspectos, encaminhando para o comitê organizador os que considerarem irregulares. Caberá ao Comitê Organizador a decisão sobre a exclusão ou não do case do processo de premiação. O Comitê Organizador, analisando e garantindo a manutenção dos prazos estabelecidos neste processo de premiação, pode dar à empresa a opção de reapresentação do case, única e exclusivamente para correção dos pontos glosados, nada mais sendo permitido ser alterado em relação ao Relatório originalmente entregue.


Julgamento

O julgamento e escolha dos trabalhos a serem premiados serão feitos exclusivamente pela Comissão Julgadora formada por profissionais especialistas nas áreas de tecnologia e/ou desenvolvimento de aplicações de empresas idôneas e não ligadas a nenhuma empresa ou parceiro associado à ASUG Brasil.
Caberá ao Comitê Organizador a escolha destas empresas e divulgá-las até o último dia de entrega dos trabalhos.

Processo de Seleção dos Trabalhos

– Pré-qualificação
Dos trabalhos apresentados cada avaliador deve dar nota para todos os trabalhos apresentados.

 

A Secretaria Executiva recolherá os trabalhos avaliados pela Comissão.

  • Avaliação

Os avaliadores poderão solicitar aos apresentadores, via Secretaria Executiva ASUG, esclarecimentos, apresentação de novas informações ou documentos, comprovação de algumas afirmações, testemunhos e etc., que julgarem pertinentes e oportunos ao seu julgamento.
Fica proibido aos avaliadores, até a divulgação pública dos premiados, contatarem direta e pessoalmente os profissionais responsáveis pela apresentação dos trabalhos, bem como seus superiores em até 03 ( três ) níveis, na mesma medida as empresas com trabalhos apresentados também não poderão contatar direta e pessoalmente os profissionais avaliadores nem seus superiores em até 03 ( três ) níveis.
Cada avaliador deverá dar uma nota de 1 a 10 para cada case, após o que deverá devolvê-los à Secretaria Executiva da ASUG Brasil.

  • Classificação

Caberá à Secretaria Executiva calcular a média aritmética das notas de cada avaliador, que será usada como indicador para o apontamento da ordem de premiação dos 03 (três) trabalhos com maior média.
Em caso de empate entre os premiados as casas decimais resultantes do cálculo da média serão consideradas, prevalecendo o maior número sobre o menor número encontrado. Persistindo ainda empate o mesmo procedimento será adotado desta vez observando-se as centenas. Persistindo ainda o empate o mesmo processo será aplicado desta vez com a observação dos milhares.
Permanecendo, ainda assim o empate, a ASUG Brasil entregará dois prêmios iguais, um para cada um dos representantes dos trabalhos apresentados.
As notas serão conhecidas somente pela Secretaria Executiva da ASUG Brasil que não as divulgará até o momento da premiação.

  • Premiação

Está considerada para o IMPACT AWARDS 2013 a premiação de 03 (três) cases de sucesso apresentados pelas empresas associadas, não havendo a divisão dos cases em categorias.

Os vencedores, além das premiações estipuladas, receberão cada um deles, um troféu da ASUG Brasil, comemorativo do evento Impact Awards 2013.
Não será a divulgada a nota dos cases e nem a classificação das empresas depois de tabulados os resultados dos avaliadores.
Os prêmios serão pagos aos vencedores conforme instruções abaixo e não serão convertidos por espécie (dinheiro).

 

Não será admitida a divisão do prêmio entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

A ASUG a seu critério poderá modificar a premiação até a data do evento. 
Para a validação e efetiva inscrição do case, na identificação do projeto e de seus autores, deverá vir informado os dados e CPF/CNPJ do responsável pelo projeto e que representará a empresa ou que receberá o prêmio. Sendo exclusivamente responsabilidade da empresa inscrita na premiação o envio destes dados, não incorrendo em questionamentos futuros possíveis alterações.
Solicitamos essa informação para o ato solene, a ser realizado durante a 16ª Conferência Anual da ASUG Brasil.

Primeiro case vencedor será premiado com uma viagem a MIAMI/EUA por um período de 6 dias.

A premiação para duas pessoas inclui: Passagem Aérea (ida e volta) de São Paulo / Miami / São Paulo, translado para São Paulo (para os premiados que não residirem em São Paulo), 05 diárias em Miami com café da manhã em hotel a ser definido pela ASUG Brasil, 100 USD (por dia e por pessoa) para despesas de alimentação (essas despesas deverão ser comprovadas através de cupons fiscais – ou correspondentes – no retorno ao Brasil) e seguro viagem.

Segundo case vencedorserá premiado com uma viagem a Barcelona/Espanha por um período de 6 dias.

A premiação para duas pessoas inclui: Passagem Aérea (ida e volta) de São Paulo / Barcelona/ São Paulo, translado para São Paulo (para os premiados que não residirem em São Paulo), 05 diárias em Barcelona com café da manhã em hotel a ser definido pela ASUG Brasil, 100 € (por dia e por pessoa) para despesas de alimentação (essas despesas deverão ser comprovadas através de cupons fiscais – ou correspondentes – no retorno ao Brasil) e seguro viagem.

Terceiro case vencedorserá premiado com uma viagem a Buenos Aires/Argentina por um período de 6 dias.

A premiação para duas pessoas inclui: Passagem Aérea (ida e volta) de São Paulo / Buenos Aires /São Paulo, translado para São Paulo (para os premiados que não residirem em São Paulo), 05 diárias em Buenos Aires com café da manhã em hotel a ser definido pela ASUG Brasil, 100 USD (por dia e por pessoa) para despesas de alimentação (essas despesas deverão ser comprovadas através de cupons fiscais – ou correspondentes – no retorno ao Brasil) e seguro viagem.

 

Não está sob responsabilidade da ASUG qualquer dano causado pelo hospede ao hotel, bebidas alcoólicas, telefone, internet, lavanderia, locação de veículos, estacionamento.

Os prêmios são individuais, intransferíveis e não poderão ser convertidos em dinheiro.

Os premiados terão de 30/08/2013 a 31/09/2013 ou de 01/10/2013 a 20/11/2013 para usufruir sua premiação, após este período a premiação perde a validade.

Os premiados deverão informar a Secretaria Executiva da ASUG, compelo menos 15dias de antecedência da data de sua viagem.

Na ocasião o ganhador receberá um termo de compromisso que deverá ser assinado e devolvido à Secretaria Executiva da ASUG dentro do período mencionado neste item.

Caso esta regra não seja cumprida o ganhador perderá o direito de usufruir da premiação.

Após a assinatura do termo de compromisso, quaisquer alterações, que gere ônus, solicitadas pelo ganhador no escopo da viagem ficará a cargo do mesmo.

Casos que surgirem que não estiverem mencionadas neste regulamento que envolva custos deverão ser tratados com a Secretaria Executiva da ASUG que submeterá á diretoria. 

Cronograma – Impact Awards 2013

30/04/2013 Abertura das inscrições
10/07/2013 Prazo final para inscrições
20/07/2013 Prazo final para envio dos Trabalhos a Secretaria Executiva ASUG
22/07/2013 Envio dos cases para Comissão julgadora (Secretária Executiva ASUG)
05/08/2013 Comissão Julgadora entrega os Cases avaliados à Secretária Executiva
13/08/2013 Revelação dos Cases Vencedores no Evento de Premiação

 

Os inscritos assumem automaticamente o compromisso de apresentar o case de sua empresa na grade de palestras da Conferência Anual da ASUG em 2013 ou 2014. Os cases poderão ser debatidos e analisados nas reuniões dos Grupos de Pesquisa e Estudos da ASUG Brasil.
A ASUG realizará a cobertura jornalística do evento por meio de sua revista a ASUG News. A empresa participante no momento da inscrição autoriza a inserção do case vencedor para fins de disseminar o relacionamento, a influência e a educação.
A ASUG Brasil reserva-se o direito de alterar a premiação, a qualquer momento, com aviso a todos os inscritos no processo.
Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas ao Comitê Organizador por intermédio da Secretaria Executiva da ASUG Brasil pelo telefone 0800.16.40.64 ou pelo e-mail eventos@asug.com.br.